sexta-feira, 18 de julho de 2008

Circuito integrado fotônico pode deixar internet 60 vezes mais rápida

Postado por João Ferraz

Componente utiliza pequenos sulcos como rotas para transportar dados na luz

Este é um componente crítico e um avanço fundamental no que já está aí. Nós estamos falando sobre redes que são potencialmente até 100 vezes mais rápidas sem nenhum custo adicional para o consumidor – comemora o pesquisador Ben Eggleton.

O componente crítico ao qual ele se refere é um circuito integrado fotônico. Agora que está pronto, o componente baseado na luz parece ser incrivelmente simples, pouco mais do que um pedaço de vidro cheio de riscos paralelos.


O circuito integrado fotônico utiliza os pequenos sulcos como rotas paralelas para a luz que transporta as informações através das fibras ópticas. Cada sulco funciona como se fossem trilhos para uma série de locomotivas, com a diferença que um trem consegue mover-se de um trilho para outro em um picossegundo.

Isto significa que, em um segundo, a chave estará sendo ligada e desligada um milhão de milhão de vezes. Nós estamos falando sobre uma tecnologia fotônica que tem capacidade para um terabit por segundo de capacidade – diz Eggleton.

Internet 60 vezes mais rápida

As demonstrações iniciais comprovaram que é possível alcançar velocidades sustentadas de transferência de dados 60 vezes maiores do que as alcançadas pelos atuais backbones da Internet.

Como esta é a primeira versão do circuito integrado fotônico, os pesquisadores acreditam que conseguirão atingir velocidades ainda maiores.

Fonte: [clicRBS]

Nenhum comentário: