sábado, 9 de agosto de 2008

Distribuição Linux traz gadgets para desktop

Salve Pessoal!

Por RAfael Martins

Muito legal ...

O sistema operacional gOS3 Gadgets, de base Linux, é capaz de utilizar centenas de milhares de aplicações Google Gadgets em sua interface, trazendo serviços já disponíveis na web para o desktop do usuário. Também será possível rodar alguns programas do sistema operacional rival Windows, da Microsoft.



A primeira versão do sistema foi lançada no final do ano passado para instalação no Everex Green gPC, vendido pelo Wal-Mart nos EUA a US$ 200. O baixo preço do computador atraiu usuários que acabaram por garantir certa popularidade à distribuição baseada no Ubuntu. Integrados ao gOS estão os aplicativos WINE 1.0, que permite rodar programas do Windows dentro do Linux, e LXDE (Lightweight X Desktop Environment), conforme publicou o Desktop Linux.

A desenvolvedora do software, segundo o AppsScout, está satisfeita em poder trazer para a tela do usuário uma série de pequenas aplicações via conexão com o Google Gadgets. Quem apontou a informação foi David Liu, fundador e CEO da gOS. Liu afirma que com isso estão comercializando uma distribuição Linux já pronta para o uso, uma distribuição para todos.

Os gadgets, "pedaços" de aplicações, podem ser facilmente baixados e adicionados à área de trabalho. Acompanham o pacote diversos serviços do Google, como o Desktop, Picasa e Earth. Segundo a empresa, Google Documents, Calendar e Mail são executados diretamente nas abas do Mozilla Prism.

Softwares complementares como o WINE1.0 proporcionam capacidade de rodar diversas aplicações Windows. O boot do sistema também parece ser muito rápido, e Stated Fred Chien, um dos desenvolvedores do LXDE, afirma estar contente que a gOS esteja trabalhando com a comunidade para alcançar tempos de boot e de resposta cada vez menores.

Além de Chien, outros parceiros de fabricantes de computadores e desenvolvedores de software parecem simpatizar com o gOS Gadgets. Paul Kim afirma que o lançamento pode ser a próxima grande distribuição Linux para os consumidores. Já Frank Hsieh, da AMtek, parceira da Intel, acredita na facilidade de uso do software e que a combinação dele com os netbooks - computadores portáteis de custo bastante reduzido - será um grande sucesso.

O sistema parece mesmo destinado a usuários básicos, que utilizam o computador para tarefas simples do dia-a-dia.

Fonte: Terra

Abraço a todos!

Nenhum comentário: