quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Grande Sucesso

E ai pessoal

Por Nikolas Jesus

Game de 2002, mas que ainda faz muito sucesso com fãs de estrategia !!!

Depois de ganhar fama com a série "Age of Empires", a Ensemble Studios investiu muito tempo em dinheiro para um grande projeto: deixar de lado a simulação histórica de seus jogos anteriores e criar um novo mecanismo 3D. O resultado desse esforço é "Age of Mythology", uma prova mais uma vez a competência da empresa.



O jogo esteve em produção por mais de dois anos - algo que pode surpreender alguns, já que o novo título adiciona à fórmula de "Age of Empires" muitas das qualidades que fizeram de "WarCraft III", jogo de estratégia da Blizzard, um clássico. A primeira a ser percebida é a trama: o novo mecanismo 3D é utilizado para contar uma detalhada trama, pontuada por alguns heróis mitológicos em uma épica história dividida em dezenas de missões.

A Microsoft fez um trabalho competente na tradução do jogo (com alguns errinhos, mas ainda passável), mas infelizmente o mesmo não ocorreu com a dublagem. Muitos dos personagens não apresentam nenhuma inspiração, e falam de centenas de monstros mitológicos destruindo suas cidades natais como alguém lê uma lista de supermercado. A melhor parte é a documentação do jogo, que inclui um belo encarte colorido com todas as unidades, deuses, estruturas e informações necessárias. É uma pena que o manual não traga textos mais aprofundados como o enredo do game. O resultado disso é um jogo muito mais variado e atraente que os antigos "Age of Empires" - cuja repetição e falta de personalidade era um grave defeito.

Mas depois de passar pela casca do jogo, jogar o tutorial e deixar o deslumbramento da nova visão 3D para trás, fãs de "Age of Empires" vão se sentir em casa. A perspectiva da ação é praticamente uma recriação da visão 2D do game anterior. A câmera pode ser movimentada, mas o processo é tão complicado e desnecessário que provavelmente a visão vai permanecer a mesma por toda a aventura. Os gráficos e animações são extremamente caprichados, mas é uma pena que a perspectiva padrão não permita um destaque maior como em "WarCraft" - as unidades ficam com uma cara meio genérica, e às vezes até atrapalham na hora de encontrar um herói no meio de soldados comuns (felizmente, existem atalhos na interface para facilitar seu acesso).



O game traz um single-player excelente, mas isso não quer dizer que o multiplayer piorou. Pelo contrário: a Ensemble adicionou novas opções e rastreamento de estatísticas que tornam a diversão online ainda maior e mais acessível - e que promete fazer um sucesso parecido com o de "Age of Empires". Vale notar: é necessário ter um login do Passport (senha de Hotmail serve) para logar no servidor.

Abraços a todos !!

Nenhum comentário: