quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mesmo com críticas, fundador da Wikipedia diz que vai desbancar o Google

Salve pessoal!

Por Rafael Martins

Esse é cuiudo ...

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, declarou guerra ao Google nesta quinta-feira (14) e disse que a Wikia Search, lançado em janeiro deste ano, em meio a muitas críticas de especialistas, vai quebrar a dominação da empresa nessa área.

Dados da consultoria comScore indicam que o Google domina mais de 60% das buscas nos Estados Unidos. No Brasil, a Predicta aponta que quase 90% das buscas são feitas pelo sistema.

"No momento, nos Estados Unidos, nós temos uma concentração muito forte da indústria", afirmou Wales, durante a Global Brand Forum, em Cingapura. Ele lembrou que, nos Estados Unidos, mais de 90% das buscas são feitas pelos sistemas do Google, da Microsoft ou do Yahoo!, juntos.

"Então tem muita gente que está realmente preocupada com isso. Nós realmente queremos todo o nosso tráfego, todo o nosso controle editorial na internet, sendo dominado por uma, duas, ou três empresas? Eu acho que não. Eu acho que nós queremos ter um mercado maior que isso", disse.

Entretanto, o novo sistema de buscas Wikia chegou à web sob críticas de blogueiros e especialistas. A blogosfera especializada em tecnologia foi particularmente dura nas críticas contra o sistema, afirmando ter se desapontado ao descobrir o "mostra quão bem funciona o Google".

Além disso, como em qualquer plataforma aberta, a equipe enfrenta problemas como a edição de informações incorretas e os atos de vandalismo. Poucos dias após o lançamento do Wikia Search, a reportagem da Folha viu xingamentos e palavrões em um verbete sobre o Brasil.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: